CartaExpressa
Instagram alerta que conta de Regina Duarte publica repetidamente fake news
A mensagem ‘essa conta publicou informações falsas’ aparece para usuários que tentam seguir a atriz


O Instagram colocou um alerta no perfil da ex-secretária da Cultura Regina Duarte sobre desinformação. Ao tentar seguir o perfil da atriz, o usuário recebe uma mensagem que diz que a conta costuma publicar fake news.
“Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, diz o alerta
Durante as eleições, a bolsonarista publicou diversas fake news sobre o processo eleitoral e a crise humanitária que vive o povo yanomami.
Em uma publicação, Regina insinuou, sem qualquer embasamento, que o presidente Lula (PT) teria sido escolhido como chefe do Executivo por um complô do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.
A ex-secretária ainda questionou a eficácia das vacinas contra a Covid-19. “Eu me preocupo com que sejamos sujeitos à obrigatoriedade de tomar mais uma vacina. Então já não ficou provado que vacinas não impedem contágio nem consequências maléficas aos nossos organismos? Prefiro a liberdade de confiar em estimulantes e revigorantes da capacidade de minha defesa, ou seja, da capacidade imunológica do meu organismo”, escreveu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Regina Duarte incentiva marcação de comércios petistas, tática usada no nazismo
Por CartaCapital
Regina Duarte terá de devolver R$ 319 mil captados via Lei Rouanet
Por CartaCapital