CartaExpressa
Por que a PRF não multou Bolsonaro por não usar capacete em motociatas
A corporação apontou que a situação seria semelhante a outros eventos extraordinários, como a posse presidencial


A Polícia Rodoviária Federal decidiu não multar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não usar capacete durante motociatas realizadas em rodovias federais.
A corporação justificou que as vias estavam fechadas para circulação e, portanto, o ex-capitão não precisaria necessariamente usar o equipamento de proteção, obrigatório conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a PRF, o CTB só é aplicável quando as vias estão abertas.
Em ofício encaminhado após uma demanda da agência Fiquem Sabendo, a corporação apontou ainda semelhanças com outros eventos extraordinários, como a posse presidencial – quando o presidente desfila em carro aberto sem cinto de segurança – ou até mesmo a visita do Papa Francisco em 2013, ocasião em que ele foi “transportado em veículo que não segue estritamente o que determina o CTB”.
A PRF não informou quantos eventos desse tipo aconteceram sob sua jurisdição, nem as datas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula volta a se referir a Bolsonaro como ‘psicopata’ e condena violência no País: ‘Algoritmo do mal’
Por CartaCapital
Se Bolsonaro não comparecer a depoimentos, a PF pedirá providências, diz Flávio Dino
Por CartaCapital
Lula recria o Consea, extinto por Bolsonaro: ‘É preciso recuperar o direito do povo de comer’
Por CartaCapital
As maiores interferências de Bolsonaro no Exército, segundo comandante da Força
Por CartaCapital
Auditoria nas urnas foi contratada por insistência do governo Bolsonaro, diz Valdemar à PF
Por CartaCapital
Moraes manda soltar 137 presos que participaram dos atos golpistas
Por Getulio Xavier