Mundo
Prefeito de Buenos Aires anuncia pré-candidatura à Presidência em oposição a Fernández
Rodríguez Larreta, de 57 anos, terá de derrotar oponentes no partido Proposta Republicana


O prefeito de Buenos Aires, Rodríguez Larreta Hours, lançou-se nesta quinta-feira 23 à corrida presidencial na Argentina. Ele anunciou que disputará a candidatura da coalizão de oposição de centro-direita Juntos nas eleições primárias de agosto.
O primeiro turno do pleito presidencial está marcado para 22 de outubro, com um possível segundo turno em 19 de novembro.
“Quero ser um bom presidente”, disse o prefeito nesta quinta em uma mensagem gravada, na qual pediu “o fim do ódio e o início de uma grande transformação”.
Rodríguez Larreta, de 57 anos, prefeito desde 2015, deve competir dentro do partido Proposta Republicana com figuras como a ex-ministra da Segurança e presidente do PRO, Patricia Bullrich, e a ex-governadora de Buenos Aires María Eugenia Vidal.
O presidente Alberto Fernández, cujo mandato terminará em 10 de dezembro, afirmou estar “disposto” a buscar a reeleição pelo peronista Frente de Todos, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura.
Seu governo sofreu o desgaste de uma economia atingida pela inflação, que fechou 2022 em 94,8%, um recorde nos últimos 32 anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.