Política

PGR denuncia mais 139 por envolvimento no terrorismo bolsonarista em Brasília

Ao todo, o órgão já apresentou denúncias contra 835 pessoas, sendo 645 incitadores dos ataques golpistas

PGR denuncia mais 139 por envolvimento no terrorismo bolsonarista em Brasília
PGR denuncia mais 139 por envolvimento no terrorismo bolsonarista em Brasília
Registro dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira 24, mais 139 pessoas presas em flagrante pelos atos de terrorismo de 8 de janeiro, em Brasília.

Os golpistas são acusados dos seguintes crimes:

  • associação criminosa armada;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • dano qualificado contra o patrimônio da União; e
  • deterioração de patrimônio tombado, com concurso de pessoas e concurso material.

As peças são assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos do Ministério Público Federal.

Ao todo, o órgão já denunciou 835 pessoas: 645 incitadores, 189 executores e um agente público por omissão. O relator do caso no STF é o ministro Alexandre de Moares.

O MPF sustenta que cada um dos 139 denunciados nesta terça “participou ativamente e concorreu com os demais agentes para a destruição dos móveis que ali se encontravam”.

“Todos gritavam palavras de ordem demonstrativas da intenção de deposição do governo legitimamente constituído”, dizem as denúncias. O objetivo, prossegue a PGR, era “implantar um governo militar, impedir o exercício dos Poderes Constitucionais e depor o governo legitimamente constituído e que havia tomado posse em 1º de janeiro de 2023”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo