Mundo
Ataque atribuído ao Estado Islâmico deixa 11 mortos na Síria
O grupo jihadista ‘atacou cerca de 75 pessoas enquanto coletavam trufas na zona de Palmira’


Pelo menos 11 pessoas, a maioria civis, morreram em um ataque no centro da Síria atribuído ao grupo Estado Islâmico (EI) — anunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos neste domingo 12.
O grupo jihadista “atacou cerca de 75 pessoas no sábado enquanto coletavam trufas na zona de Palmira”, disse a ONG, acrescentando que morreram no ataque “10 civis, entre eles uma mulher e um membro das forças do regime (sírio)”.
Outras pessoas continuam desaparecidas, de acordo com a mesma fonte.
A imprensa estatal síria também noticiou o ataque, mas divulgou um balanço menor de vítimas.
Os “terroristas” do IE dispararam com “metralhadoras” e mataram quatro civis, incluindo uma mulher, informou a agência de notícias oficial SANA.
O EI aumentou seus ataques nos últimos meses, apesar da perda de seus redutos na Síria e dos golpes infligidos pela coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.