CartaExpressa

IPCA tem alta de 0,53% em janeiro

Nos últimos 12 meses, o índice acumulou alta de 5,77%

IPCA tem alta de 0,53% em janeiro
IPCA tem alta de 0,53% em janeiro
Apesar dos efeitos nocivos comprovados, alimentos ultraprocessados estão de fora da proposta de imposto seletivo sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, teve alta de 0,53% no mês de janeiro, 0,09% abaixo da taxa de dezembro, quando o percentual foi de 0,62%. A queda na alta representa uma desaceleração. Já nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou alta de 5,77%, menos do que os 5,79% registrado nos 12 meses anteriores.

A informação foi divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira 9.

De acordo com o levantamento da instituição, o setor de Alimentação e Bebidas teve o maior impacto sobre o índice em janeiro, descendo de 0,66% em dezembro para 0,59%. O IBGE apontou grande quantidade de chuvas em regiões produtoras. Na sequência, o grupo de Transportes registrou 0,55%, tendo registrado 0,21% no mês anterior.

O setor com a maior variação foi o de Comunicação, que saiu de 0,5% para 2,09% entre dezembro e janeiro. O grupo de Vestuário foi o único a apresentar variação negativa, de -0,27%, a primeira queda após 23 meses de altas.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo