CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Leitores comentam o que foi destaque na edição anterior

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

BRASIL MASOQUISTA

A questão central é a política econômica, sempre ela. O golpe de 2016 foi para saquear o País. De que outra forma explicar o desmanche da cadeia do pré-sal, a venda de hidrelétricas, da Caixa Seguradora, da Eletrobras, de oleodutos, de 32% da BR Distribuidora e o ataque à tecnologia da Embraer? O PT parece não perceber que a economia define o espectro ideológico de um governo: juros de 14% é coisa da direita! Com a entrega de ativos estratégicos perde-se o controle da economia real também, por óbvio.
Anabi Resende Filho
(Enviado via carta)

FANÁTICOS DE TOGA

Se é ilegal, fere a Constituição e os direitos da criança, por que essas decisões não são derrubadas? O Brasil, definitivamente, não é um País para amadores.
Marjory M.
(Enviado via Instagram)

Aposto que, se a filha da juíza ficasse grávida com 12 anos, ela faria o aborto. Mas, para ela, meninas da periferia são, no máximo, experimentos laboratoriais.
Joyce Moura Pinede
(Enviado via Instagram)

TURISTA EM APURO

A verdade é que o Bolsonóquio se tornou um fugitivo. Esse negócio de palestra parece piada, porque o cara é despreparado intelectual, emocional e politicamente. Vai ensinar o quê? Foi um péssimo militar, um parlamentar medíocre e um presidente incapaz. O pior na história do Brasil.
Walter Amoras
(Enviado via Instagram)

DE CABEÇA ERGUIDA

O senador Jaques Wagner resumiu em poucas palavras o extraordinário início do governo Lula. Só não vê quem não quer ou quem aposta contra. Na maioria dos casos, os detratores do presidente têm pouca ou nenhuma bagagem cultural, não leem, não gostam de boa música, não gostam de cinema, de arte em geral. Já os que o admiram são pessoas criativas, de boa índole, solidárias, que apreciam a arte, a cultura e a vida. Eis a diferença.
Paulo Sérgio Cordeiro
(Enviado via carta)

GENOCÍDIO BANHADO A OURO

“Vamos aproveitar a pandemia e passar a boiada.” Autor da infame proposta, Ricardo Salles, o ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, deveria ter sido preso pelo incentivo aos criminosos da floresta.
Raphael Pires
(Enviado via Instagram)

É exatamente essa “boa estrutura” criminosa que precisa ser investigada. Os garimpeiros são apenas uma pontinha da criminalidade.
Elaine Calux
(Enviado via Instagram)

SOLUÇÃO FINAL

Gostaria de parabenizar Fabíola Mendonça pela reportagem de capa da edição 1244. É mais um texto de CartaCapital para entrar nos livros de História do Brasil. O levantamento da situação que chocou o mundo, de cada um dos responsáveis e suas ações, mostra clara e limpidamente o objetivo assassino dos envolvidos: o genocídio. Nós, tão distantes, pudemos ver, analisar e, principalmente, nos indignar. Essa indignação não pode arrefecer.
Mara de Andréa
(Enviado via carta)

BANCADA DO GARIMPO

Temos de dar um basta a essa ganância desenfreada, ao custo de vidas indígenas. É preciso informar ao povo os nomes e as ações desses que contribuíram ou se omitiram para a catástrofe do povo Yanomâmi.
Carlos Gama
(Enviado via carta)

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1246 DE CARTACAPITAL, EM 15 DE FEVEREIRO DE 2023.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s