CartaExpressa
Kassab diz que Lula não dará guinada à esquerda: ‘O Congresso é moderado’
O presidente do PSD declarou a empresários que o petista contará com maioria na Câmara e no Senado
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta segunda-feira 6 a empresários que o governo Lula (PT) será moderado e que o presidente tem uma condição favorável no Congresso Nacional.
A empresários e executivos de grandes companhias, Kassab disse que Lula “tem governabilidade hoje e cabe a ele agora acertar”. Segundo ele, cometem um erro os analistas que avaliam que o governo não teria maioria no Senado e na Câmara dos Deputados.
“Com essa maioria, se acertar na economia, ele vai acertar nos programas sociais, que ele sabe fazer muito bem”, declarou o pessedista. “Os bons programas sociais que tivemos nos últimos 20 anos foram de inspiração no governo Lula.”
Kassab, secretário de Governo da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, criticou manifestações de Lula que “não vão na linha da razoabilidade do ponto de vista do equilíbrio (fiscal)”, mas disse que o novo governo do petista deve seguir o padrão do primeiro mandato, entre 2003 e 2006.
Ele ainda avaliou que o governo Lula não é de esquerda, mas de centro-esquerda.
“O Congresso espelha a sociedade, e a sociedade é de centro. Qualquer governo que não radicalize sempre terá o apoio do Congresso. E o Lula, se tiver uma linha conciliadora e moderada, principalmente na economia, terá esse apoio”, prosseguiu. “Se ele não tiver essa linha, dificilmente terá apoio porque ficará apenas com os fisiológicos. Mas isso não vai lhe dar maioria para medidas radicais, o Congresso é moderado. Eu não tenho essa preocupação de o Lula dar uma guinada à esquerda.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula se solidariza com vítimas de terremoto na Turquia e Síria
Por Agência Brasil
A aposta do governo Lula na Reforma Tributária
Por CartaCapital
Lula avalia reajustar faixa de isenção do IR para quem ganha até 2 salários mínimos
Por Agência O Globo


