CartaCapital
Cartas Capitais
Leitores comentam os destaques da edição anterior


SOLUÇÃO FINAL
É um genocídio assistido por aqueles que deveriam proteger os povos originários deste país. A idolatria a políticos adoeceu as pessoas que ainda defendem ou procuram ignorar o pesadelo deixado pelo governo Bolsonaro.
Shirlene Vianna
(Enviado via Instagram)
A ditadura iniciou um projeto de extermínio dos indígenas e Bolsonaro reativou esse projeto.
Herbert Garcia
(Enviado via Facebook)
É preciso punir com rigor os chefes dos criminosos que atuam na Região Amazônica, além de promover uma limpa geral dos paus-mandados que destroem a floresta. Não basta expulsá-los das terras indígenas, eles devem ser presos. Os responsáveis políticos são mais do que conhecidos e as provas contra eles, irrefutáveis. Que mais há para investigar?
Ana Lúcia Borghese Rodrigues
(Enviado via carta)
LULA E OS GOLPISTAS
Um exército que apoia ataques aos Três Poderes e a extinção dos indígenas não tem que existir.
Márcia Albuquerque
(Enviado via Facebook)
Mino Carta é o melhor jornalista do Brasil. Como faz bem a leitura de artigos bem escritos, em que temos de ler várias vezes para entender o quão profunda é a sua análise política internacional e nacional. Quanto aos fascistas e golpistas da República de Curitiba, não sabemos o que vai acontecer. É uníssona, porém, a torcida dos democratas brasileiros e dos defensores do Estado Democrático de Direito para que sejam julgados e presos.
José Rubens Ortega
(Enviado via carta)
Lula fez o que tinha de ser feito, escolheu uma pessoa sensata para despolitização das Forças Armadas. Começou bem.
Carlos Henrique
(Enviado via Instagram)
CRUZADA GLOBAL
Lula que se cuide e redobre a atenção. Steve Bannon é um homem perigoso, mas, com certeza, é financiado por outros ainda mais poderosos.
Gina Imperial
(Enviado via Instagram)
Joe Biden só é aliado enquanto a ameaça trumpista existir, e olhe lá. Existem imperialistas confiáveis? Não sei, não.
Luciana Kingeski
(Enviado via Instagram)
DEMOCRATA INDOMÁVEL
Grato pela reportagem. Fazia tempo que esperava um retrato real das idiossincrasias e falácias das Forças Armadas, em particular do Exército.
Rafael Stelmach
(Enviado via carta)
LULA ACERTA NA ECONOMIA?
De fato, Lula está certo. Nos seus dois governos anteriores, pagou a dívida com o FMI, deixou uma fortuna nas reservas externas brasileiras, aumentou a empregabilidade, diminuiu a desigualdade social e tirou 36 milhões de pessoas da miséria. O Lula terceiro, neste início de governo, com todas as crises provocadas por golpistas e agentes do “mercado”, apresenta uma reforma tributária que promete taxar os mais ricos e fazer justiça tributária. A reindustrialização está sendo ventilada pelo ministro Haddad e o presidente da Fiesp, Josué Gomes. Parece mesmo que o incansável metalúrgico pretende fazer do Brasil um país de crescimento econômico.
Paulo Sérgio Cordeiro
(Enviado via carta)
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1245 DE CARTACAPITAL, EM 8 DE FEVEREIRO DE 2023.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
