CartaExpressa
Extrema-direita toma posse na Câmara e promete ‘guerra’ contra Lula
Deputados bolsonaristas também miraram a eleição no Senado, com ataques a Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Deputados federais bolsonaristas tomaram posse nesta quarta-feira 1º com ataques ao presidente Lula (PT). Reeleito em 2022, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) carregou um adesivo com a mensagem “fora, Lula”.
Nikolas Ferreira (PL), o mais votado em Minas Gerais no ano passado, e Carla Zambelli (PL-SP) seguraram placas com a mesma palavra de ordem.
“A paz não vai ter aqui. Vai ter guerra”, disse Ferreira em vídeo divulgado nas redes sociais. “Fizeram quatro anos de guerra contra a gente e agora chegou a época da colheita.”
Os deputados de extrema-direita também aproveitaram a posse para se manifestar contra o presidente do Senado e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Eles endossam na disputa Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).
Ao longo da sessão, apoiadores do ex-presidente exibiram cartazes com a mensagem “Pacheco não”.
Veja fotos registradas por Sergio Lima, da AFP:

Extrema-direita toma posse na Câmara e promete ‘guerra’ contra Lula
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Rosa Weber abre o ano do STF com recados aos terroristas bolsonaristas; leia o discurso
Por CartaCapital
Ataques golpistas redobraram minha disposição pró-democracia, diz Lula no STF
Por Getulio Xavier
Aras usa discurso no STF para justificar ação ‘discreta’ durante o governo Bolsonaro
Por CartaCapital


