CartaExpressa
14 partidos e federações formalizam ‘blocão’ de apoio à reeleição de Lira
O grupo vai do PL, de Jair Bolsonaro, ao PT, de Lula
Partidos de diversos espectros do cenário político formalizaram nesta quarta-feira 1º um bloco em apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O grupo reúne 496 dos 513 deputados federais.
Estão na lista PL, a federação PT/PV/PCdoB, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, a federação PSDB/Cidadania, a incorporação Podemos/PSC, PDT, PSB, Avante, a incorporação Solidariedade/PROS e a fusão Patriota/PTB.
Estão fora do “blocão” a federação PSOL/Rede, que lançou Chico Alencar (PSOL-RJ) à disputa, e o Novo, que oficializou na terça-feira 31 a candidatura de Marcel Van Hattem (RS).
Em votação fechada, levará a melhor aquele que conquistar 257 dos 513 votos possíveis. Também há previsão de segundo turno para o caso de não haver maioria absoluta na primeira análise.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após Bolsonaro, Lira chega à reeleição sob ‘reposicionamento’ e Pacheco reforça discurso pró-democracia
Por Leonardo Miazzo
Deputados tomam posse e se preparam para escolher o presidente; confira os 513 nomes
Por CartaCapital
Câmara identificou 41 golpistas que usaram rede Wi-Fi em 8 de janeiro, diz Lira
Por Wendal Carmo


