CartaExpressa
MP é contra pedido de prisão preventiva de aluna da USP por desvio de quase R$ 1 milhão
A Justiça paulista deverá decidir sobre o caso nos próximos dias


O Ministério Público de São Paulo não concorda com o pedido de prisão preventiva de Alicia Dudy Muller Veiga, estudante de Medicina da USP suspeita de desviar quase 1 milhão de reais dos colegas de turma.
Segundo o promotor Fabiano Severiano, “não há nos autos nenhum elemento concreto que indique que ela, primária, esteja colocando em risco a ordem pública, dificultando a instrução processual ou que pretenda, no futuro, se furtar a aplicação da lei penal”.
A investigação do caso, conduzida pelo 16º DP, levou ao indiciamento da jovem de 25 anos por apropriação indébita. Na avaliação da Promotoria, no entanto, a estudante cometeu o crime de estelionato.
A Polícia Civil justificou o pedido de prisão preventiva pelo risco de fuga e pela possibilidade de haver interferência nas investigações, já que a estudante teria se apropriado de “vultuosas quantias em dinheiro”. Os policiais também apontaram que Viega “tem certeza da impunidade, a ponto de sair sorrindo do interrogatório.
A Justiça paulista deverá decidir sobre o pedido nos próximos dias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.