CartaExpressa
EUA dão aval à embaixadora brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti
A diplomata foi chefe de Gabinete do Secretário-Geral da ONU entre 2017 e 2021


O Itamaraty anunciou na noite desta segunda-feira 30 que o governo dos Estados Unidos concedeu o agrément à diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti, nomeada para a embaixada do Brasil em Washington.
O agrément representa a concordância do governo anfitrião sobre a indicação. Agora, a escolha será submetida ao Senado.
Viotti foi representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York (2007-2013); embaixadora em Berlim (2013-2016); subsecretária-geral da Ásia e do Pacífico (2016-2017); e chefe de Gabinete do Secretário-Geral da ONU (2017-2021).
O presidente Lula viajará aos Estados Unidos em 10 de fevereiro para um encontro com o presidente Joe Biden. Em março, o petista deve ir à China para se reunir com o presidente Xi Jinping.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula quer fechar acordo entre Mercosul e União Europeia no 1º semestre
Por CartaCapital
‘Está na hora de a China colocar a mão na massa’, diz Lula sobre busca pela paz entre Rússia e Ucrânia
Por CartaCapital
Lula define novas ações para cortar o acesso de garimpeiros à Terra Yanomami
Por CartaCapital