Cultura
O público voltará?
Para o distribuidor e produtor Márcio Fraccaroli, a raiva bolsonarista distanciou as pessoas dos filmes brasileiros
Em 2022, os filmes brasileiros tiveram uma participação de mercado de apenas 4,6%. A porcentagem é um pouco maior que aquela do desastroso 2021 – quando o circuito começou a ser reaberto, pós-pandemia –, mas muito inferior à média dos últimos 15 anos, de cerca de 15%.
Os dois filmes mais vistos foram Turma da Mônica – Lições e Tô Ryca 2, ambos distribuídos pelo consórcio Downtown/Paris Filmes. Em 2019, as duas empresas haviam sido responsáveis por 58,7% da renda obtida com os filmes brasileiros e, no ano seguinte, bateriam um recorde com Minha Mãe É Uma Peça 3, o último filme de Paulo Gustavo.
Um minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.