CartaExpressa
Brasil teve 11 ataques contra torres de energia desde 8 de janeiro, diz Aneel
As ocorrências foram registradas nos estados de Rondônia, Paraná, São Paulo e Mato Grosso


Desde os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro, a Aneel registrou 11 ocorrências contra estruturas de transmissão de energia no País.
Os ataques ocorreram nos estados de Rondônia, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. O último aconteceu no sábado 21.
No total, quatro torres de distribuição de energia foram derrubadas e 16 foram danificadas.
Os ataques contra o sistema elétrico começaram ainda em dezembro de 2022, mas escalaram após os atos golpistas na capital federal.
Uma investigação do Ministério Público Federal analisa se as ocorrências estão relacionadas às manifestações promovidas por bolsonaristas que atentam contra o Estado Democrático de Direito por discordância com o resultado eleitoral.
Em nota, a Aneel informou que os ataques não conseguiram interromper o suprimento de energia e que não houve prejuízo aos consumidores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MPF investiga relação entre ataques a torres de energia e atos golpistas
Por CartaCapital
Eletrobras investiga queda de torres de energia, com ‘indícios de sabotagem’, diz agência
Por CartaCapital