CartaExpressa
Lula defende troca no Exército e diz que as Forças Armadas ‘vão cumprir seu papel’
Durante viagem à Argentina, o presidente afurmou que a relação com Júlio César de Arruda ‘não foi possível dar certo’


O presidente Lula (PT) defendeu nesta segunda-feira 23 a escolha do general Tomás Ribeiro Paiva para comandar o Exército, em substituição a Júlio César de Arruda. A mudança foi concretizada no último sábado.
Durante coletiva de imprensa ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires, Lula disse que a relação com Arruda “não foi possível dar certo”.
“Escolhi outro, com quem tive boa conversa e ele pensa exatamente com tudo que eu tenho falado sobre as Forças Armadas. As Forças Armadas não servem a um político, não existem para atender a um político. Existem para garantir a soberania do nosso País, sobretudo a possíveis inimigos externos, e para garantir a seguridade do povo brasileiro”, afirmou o petista.
Lula também criticou a tentativa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de se apropriar das Forças Armadas e das forças de segurança do País.
“O que aconteceu é que Bolsonaro não respeitou a Constituição e não respeitou as Forças Armadas. Tenho certeza de que vamos colocar as coisas no lugar. O Brasil voltará à normalidade, as Forças vão cumprir seu papel e Poder Executivo e Poder Legislativo também cumprirão.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Na Argentina, Lula defende moeda comum do Mercosul ou do Brics
Por Getulio Xavier
Em meio a crise yanomami, Lula exonera 11 chefes de postos de saúde indígena
Por CartaCapital
Não permitiremos que um fascista ameace a soberania brasileira, diz Fernández a Lula
Por CartaCapital