Política

assine e leia

Nova chance

A COP-30 em Belém recoloca o Brasil no protagonismo climático

A Floresta Amazônica guarda tesouros da biodiversidade - Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Para o Brasil, sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 será retomar a liderança ambiental no cenário internacional. Em 2019, sob a gestão de Jair Bolsonaro, o País recusou-se a sediar a COP-25. À época, o governo alegou falta de recursos.

A mudança de postura foi escandalosa. Em 5 de outubro de 2018, antes de Bolsonaro chegar ao poder, uma nota do Itamaraty havia celebrado o fato de o Brasil, pela primeira vez, sediar a conferência do clima: “A realização da ­COP-25 no Brasil confirma o papel de liderança mundial do País em temas de desenvolvimento sustentável, em especial no que se refere à mudança do clima, e reflete o consenso da sociedade brasileira sobre a importância e a urgência de ações que contribuam no combate à mudança do clima”. Meses depois, com o ex-capitão no Palácio do Planalto, o Ministério das Relações Exteriores emitiu nova nota: “Tendo em vista as atuais restrições fiscais e orçamentárias, que deverão permanecer no futuro próximo, e o processo de transição para a recém-eleita administração, a ser iniciada em 1º de janeiro, o governo brasileiro viu-se obrigado a retirar sua oferta de sediar a COP-25”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo