CartaExpressa
MPF denuncia mais cinco bolsonaristas envolvidos nos atos golpistas em Brasília
Quatro pessoas foram presas em flagrante; a quinta foi identificada em vídeo


O Ministério Público Federal apresentou uma denúncia contra cinco pessoas por ações de vandalismo e depredação na sede do Supremo Tribunal Federal em 8 de janeiro, dia em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveram atos golpistas.
As denúncias foram encaminhadas ao STF. Segundo o MPF, quatro das cinco pessoas foram presas em flagrante naquela data. O quinto foi identificado em vídeo, segurando a réplica da Constituição Federal que fica exposta no prédio da Corte.
O Ministério Público aponta prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e deterioração de patrimônio tombado.
Os presos em flagrante foram ouvidos em audiência de custódia e podem ser denunciadas por outros crimes, como organização criminosa, terrorismo e agressão a policiais e a jornalistas.
De acordo com o MPF, novas denúncias podem ser apresentadas nos próximos dias. O órgão já solicitou a abertura de sete inquéritos ao STF, para identificar e responsabilizar os envolvidos nos ataques.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministro pedirá a retirada da Ceagesp e da CeasaMinas do plano de privatizações
Por Victor Ohana e Wendal Carmo
Lula define a data de viagem aos EUA e deve ir à China ainda no 1º semestre
Por CartaCapital