Política

Brasil deixa aliança antiaborto patrocinada por governos ultraconservadores

A adesão do País à Declaração do Consenso de Genebra ocorreu em outubro de 2020, na gestão de Jair Bolsonaro

Brasil deixa aliança antiaborto patrocinada por governos ultraconservadores
Brasil deixa aliança antiaborto patrocinada por governos ultraconservadores
(Foto: Mídia NINJA)
Apoie Siga-nos no

O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta terça-feira 17, que o Brasil se desligará do Consenso de Genebra, uma iniciativa promovida por governos ultraconservadores contra o aborto.

A adesão do Brasil à Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família ocorreu em outubro de 2020, na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, o governo brasileiro afirma ter decidido “atualizar o posicionamento do País em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres”.

Ainda conforme o comunicado, a declaração “contém entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde”.

Outros países que patrocinaram a iniciativa são os Estados Unidos, então sob a administração de Donald Trump, o Egito, a Hungria, Uganda e a Indonésia.

“O governo reitera o firme compromisso de promover a garantia efetiva e abrangente da saúde da mulher, em linha com o que dispõem a legislação nacional e as políticas sanitárias em vigor sobre essa temática, bem como o pleno respeito às diferentes configurações familiares”, diz o Itamaraty, agora sob a chefia do chanceler Mauro Vieira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo