CartaExpressa

Ucrânia receberá mais armas pesadas em ‘futuro próximo’, diz chefe da Otan

Declaração ocorreu em entrevista publicada em um jornal alemão neste domingo

Ucrânia receberá mais armas pesadas em ‘futuro próximo’, diz chefe da Otan
Ucrânia receberá mais armas pesadas em ‘futuro próximo’, diz chefe da Otan
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. Foto: Kenzo Tribouillard/AFP
Apoie Siga-nos no

A Ucrânia receberá mais armas pesadas de países ocidentais em breve, disse o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, em entrevista publicada em um jornal alemão neste domingo 15.

“As promessas recentes de equipamentos de armas pesadas são importantes e espero mais no futuro próximo”, disse Stoltenberg ao jornal Handelsblatt.

Esta semana, o responsável tem um encontro agendado com o Grupo de Contato para a Defesa da Ucrânia, que coordena o fornecimento de armas a Kiev, na base aérea de Ramstein, na Alemanha.

“Estamos em uma fase decisiva da guerra”, disse Stoltenberg. “Portanto, é importante darmos à Ucrânia as armas de que precisa”, acrescentou.

Stoltenberg disse que o presidente russo, Vladimir Putin, cometeu um erro ao atacar a Ucrânia. 

“Ele superestimou a fortaleza de suas próprias forças. Vimos seus erros, sua falta de confiança, os problemas de liderança, o equipamento ruim”, disse ele. Mas os russos “demonstraram que estão preparados para sofrer grandes baixas para atingir seus objetivos”, concluiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo