Cultura

assine e leia

Uma princesa agora imperfeita

Corsage desconstrói o imaginário difundido por Sissi e reflete sobre o papel do cinema na criação de um certo ideal feminino

A atriz Vicky Krieps foi premiada no Festival de Cannes - Imagem: Imovision
Apoie Siga-nos no

A imagem das princesas foi moldada por animações da Disney e pela trilogia Sissi, que converteu a imperatriz Elisabeth da Áustria no retrato de faces rosadas e olhos faiscantes de Romy Schneider. Corsage, em cartaz desde a quinta-feira 12, reencontra ­Elizabeth ocupando o mesmo posto real, mas recoberta por outras vestes e significados.

O longa-metragem dirigido pela aus­tríaca Marie Kreuzer vem sendo comparado às desconstruções dos mitos de figuras reais feitas em Maria Antonieta, por Sofia Coppola, e em Spencer, por Pablo Larraín.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo