CartaExpressa
Lula veta trecho de projeto que libera manifestação política de policiais
O presidente apontou que a proposta ‘contraria o interesse público’


O presidente Lula (PT) vetou, nesta quarta-feira 11, trecho de um projeto de lei que avalizaria manifestações políticas de policiais.
A medida, publicada no Diário Oficial da União, acolheu uma recomendação do Ministério da Justiça.
O veto de Lula aponta que a proposta “contraria o interesse público”, uma vez que policiais e bombeiros militares “estão constitucionalmente subordinados aos princípios da hierarquia e da disciplina”.
Ele menciona um artigo da Lei 4.878/1965, a vedar ao policial a promoção de manifestação contra atos da administração, e o Estatuto dos Militares, a também proibir manifestações coletivas por parte dos agentes.
Segundo Lula, o texto ainda “apresenta conteúdo impreciso, em confronto com o arcabouço normativo traçado para as categorias acima identificadas, fato capaz de ensejar múltiplas interpretações ou contradições, e promover insegurança jurídica”.
O veto ocorre em meio a acusações de insubordinação de forças policiais durante os atos de terrorismo que destruíram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal no último domingo 8.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia Belém como candidata a sediar a COP-30, em 2025
Por CartaCapital
‘Gostaria de ter resolvido conversando, mas as pessoas lá não estavam dispostas’, diz Lula sobre intervenção no DF
Por CartaCapital
Governo Lula derruba sigilo de 100 anos imposto sobre visitas a Michelle no Alvorada
Por CartaCapital