CartaExpressa

Senado reúne as assinaturas necessárias para abrir CPI sobre terrorismo em Brasília

O pedido de abertura de CPI dos Atos Antidemocráticos tem 31 signatários

Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), informou que já foram colhidas as assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as ações golpistas em Brasília, no domingo 9. Pelo Twitter, o parlamentar afirmou que o pedido já tem 31 signatários.

“O parlamento dará uma reposta aos terroristas e a todos aqueles que, de alguma forma, participaram das ações que mancharam a imagem da nação”, escreveu Rodrigues.

Para abrir uma CPI, os senadores precisavam de 27 assinaturas, o equivalente a um terço do número total de parlamentares na Casa. A Comissão pode convocar depoimentos, ouvir testemunhas, requisitar documentos e ordenar diligências, entre outras medidas. Ao fim dos trabalhos, um relatório conclusivo é apresentado e pode ser encaminhado ao Ministério Público para responsabilizações criminais.

Outra iniciativa semelhante é o pedido de uma Comissão Mista, ou seja, uma CPMI, para deputados e senadores apurarem em conjunto as ocorrências. O requerimento foi assinado por petistas. São necessárias 171 assinaturas para que a abertura da CPMI seja possível.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar