CartaExpressa
Embaixador da Argentina afirma ter discutido a criação de ‘moeda do Mercosul’ com Haddad
Segundo Daniel Scioli, a medida representaria ‘uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial’


O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, afirmou ter discutido nesta terça-feira 3 com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a eventual criação de uma moeda comum do Mercosul. O objetivo seria fortalecer o comércio entre os países do bloco.
“Não significa que cada país não tenha sua moeda. Significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial no bloco regional”, avaliou Scioli a jornalistas após a reunião, em declaração registrada pelo G1. “E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul e ampliar a união latino-americana é muito importante.”
Ele ainda afirmou que o encontro serviu para dialogar a respeito de políticas acertadas por Lula e pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, além da ampliação do comércio entre os países.
Scioli também compartilhou registros da agenda nas redes sociais. “Levantamos questões econômicas estratégicas para o desenvolvimento de nossos países e para alcançar a integração econômica e financeira no curto prazo”, escreveu.
Agradezco al nuevo ministro de Economía de Brasil @Haddad_Fernando por recibirme en su oficina a horas de su asunción.
Planteamos los temas económicos estratégicos para el desarrollo de nuestros países y para concretar en el corto plazo la integración económica y financiera. pic.twitter.com/9gqJxTz6Ja
— Daniel Scioli 🇦🇷 (@danielscioli) January 3, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula vai estrear agenda internacional com viagem à Argentina
Por CartaCapital
Agente da ditadura argentina extraditado da França pega 15 anos de prisão
Por AFP
De Rei Charles III a Macron e Fernández, veja reações internacionais à posse de Lula
Por CartaCapital