CartaExpressa
Lula recria o Consea, conselho de segurança alimentar extinto por Bolsonaro
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional volta a integrar a Presidência da República, como órgãos de assessoramento ao presidente
O presidente Lula (PT) recompôs o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) que havia sido extinto no governo Bolsonaro. A recriação consta em medida provisória publicada no domingo 1 no Diário Oficial da União.
De acordo com MP publicada, o conselho volta a integrar a Presidência da República, como órgão de assessoramento ao Presidente da República.
Segundo o texto, compete ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ‘assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e na definição de diretrizes para a garantia do direito humano à alimentação, e integrar as ações governamentais com vistas ao atendimento da parcela da população que não dispõe de meios para prover suas necessidades básicas, em especial o combate à fome‘.
O texto ainda esclarece que as regras de funcionamento do conselho serão definidas em ato do Poder Executivo federal.
A extinção do órgão foi uma das primeiras medidas tomadas pelo governo Bolsonaro em 2019, via medida provisória. A extinção do Consea desorganizou a nível nacional a coordenação das políticas voltadas para o combate à fome, que atualmente atinge cerca de 33,1 milhões de brasileiros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula revoga decreto de Bolsonaro que incentivava ‘escolas especializadas’ para alunos com deficiência
Por CartaCapital
Entenda o decreto de Lula para revogar normas que flexibilizavam o acesso a armas e munição
Por CartaCapital
A posse de Lula resgatou o melhor de nossa memória
Por Milton Rondó
Moro reclama da posse de Lula por falta de discurso sobre ‘combate à corrupção’
Por CartaCapital
Lula manda revogar a privatização da Petrobras, dos Correios e de mais seis estatais
Por CartaCapital
Lula assina MPs e decretos no 1º dia; governo inicia política de controle do armamento
Por CartaCapital

