CartaExpressa
Acabou a época da ‘metralhada’ contra a oposição, diz Padilha ao assumir as Relações Institucionais
O petista classificou a nova gestão federal como ‘o governo do diálogo’


O novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha (PT), afirmou nesta segunda-feira 2 que manterá diálogo com a oposição ao governo Lula (PT) no Congresso Nacional.
Ao assumir formalmente o cargo, Padilha classificou a nova gestão federal como “o governo do diálogo”.
“Não existe aqui alguém que vai falar de ‘metralhada’ contra a oposição. Essa época acabou”, prosseguiu. “Neste ministério, está proibido insultar, agredir, ameaçar qualquer agente político, seja ele de qualquer partido. Neste ministério do governo do presidente Lula, está proibido desrespeitar ou discriminar qualquer pessoa pela sua situação sócio-econômica. Neste ministério, está proibido praticar qualquer ato do crime de racismo, do crime da homofobia, da misoginia.”
Alexandre Padilha já chefiou a pasta entre 2009 e 2010, no segundo governo de Lula. Entre 2011 e 2014, foi o ministro da Saúde de Dilma Rousseff (PT). Também trabalhou como secretário municipal da Saúde de São Paulo, entre 2015 e 2016, e exerceu até o fim de 2022 um mandato de deputado federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

É questão de honra desvendar quem mandou matar Marielle, diz Dino ao assumir a Justiça
Por CartaCapital
Dino assume a Justiça, firma compromisso antirracista e manda recado a golpistas
Por CartaCapital
Nova ministra do Turismo quer reduzir o preço das passagens e melhorar a imagem do Brasil
Por CartaCapital