Educação

Novo ministro da Educação diz que prioridade é a alfabetização na idade certa

Camilo Santana ainda disse que a educação brasileira foi tratada como ‘subproduto’ na gestão do ex-presidente Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O novo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), tomou posse nesta segunda-feira 2 e afirmou que a prioridade da sua gestão será a alfabetização na idade certa.

“Apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa neste País”, discursou. “Ou seja: a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças”.

A declaração do ministro foi baseada nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Santana ainda disse que a educação brasileira foi tratada como “subproduto” na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que a situação foi agravada pela pandemia de Covid-19.

“Vivemos recentemente tempos muito sombrios, em que o Brasil foi violentamente negligenciado nas suas mais importantes áreas”, ressaltou. “E a educação, sem dúvida, foi uma das mais atingidas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo