CartaExpressa
Governo Lula prorrogará a desoneração de combustíveis, diz futuro presidente da Petrobras
Segundo Jean Paul Prates, a medida valerá por 60 dias


O futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates, afirmou neste domingo 1º que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editará nas próximas horas uma medida provisória para renovar a desoneração dos combustíveis. Segundo o parlamentar, a medida valerá por 60 dias.
“A gente ganha tempo para tomar posse na Petrobras, olhar o contexto do setor de petróleo, o próprio preço do barril no mercado internacional. A tendência é ele distender, em função do término do inverno no Hemisfério Norte. A sazonalidade que todos já conhecem”, afirmou o senador.
A desoneração do PIS/Cofins e da Cide sobre combustíveis venceu no sábado 31. Na gasolina, por exemplo, isso representa um impacto de 69 centavos na bomba.
A expectativa é de que a MP seja publicada já neste domingo, a fim de evitar a volta imediata da cobrança dos tributos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Macron celebra a posse de Lula: ‘Estamos juntos, caro amigo’
Por CartaCapital
Há um sentimento de confiança e esperança renovadas, diz Pacheco na posse de Lula
Por CartaCapital
Empossado, Lula defende reconstrução da democracia e descarta revanche
Por CartaCapital