CartaExpressa
54% dos brasileiros vê com otimismo relação de Lula com o Judiciário, aponta Datafolha
A pesquisa Datafolha ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 19 e 20 de dezembro


Cerca de 54% dos brasileiros tem visto com otimismo a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o Judiciário a partir de janeiro, segundo um levantamento feito pelo Instituto Datafolha.
De acordo com a pesquisa, 26% dos entrevistados acreditam que a convivência será regular. Já 16% estão pessimistas e disseram que a relação será ruim, enquanto 4% não responderam.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios de todo o Brasil e tem índice de confiança de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi produzido entre os dias 19 e 20 dezembro.
Ainda segundo o instituto, o maior índice de otimismo é no Nordeste, onde Lula obteve quase 70% dos votos válidos nas eleições. O pessimismo, no entanto, atinge seu ponto alto entre os mais ricos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.