CartaExpressa
Presidente do Uruguai convida Mujica para a posse de Lula
O ex-presidente, amigo do petista, confirmou que comparecerá à cerimônia


Os ex-presidentes do Uruguai José Mujica e Julio María Sanguinetti acompanharão o presidente Luis Lacalle Pou na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro.
Lacalle Pou, um político de centro-direita, confirmou o convite na quinta-feira 22. Na ocasião, admitiu “diferenças políticas” com Mujica, mas afirmou que o diálogo com os ex-presidentes é “a continuidade democrática, institucional e republicana que no mundo de hoje há poucos países que podem mostrar”.
Nesta sexta, Sanguinetti disse à agência EFE que Lacalle Pou convidou dois ex-governantes “de tendências políticas bem opostas” e destacou que no Uruguai “existe o diálogo, em que pese o debate político natural da vida democrática”.
Mujica também confirmou a veículos uruguaios que irá à posse de Lula. Questionado sobre a importância do gesto, apontou ser uma afirmação das características do Uruguai, “onde há enormes diferenças, mas de todas as formas podemos assegurar essa presença conjunta, representando o país”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula e Simone Tebet embarcam juntos para São Paulo e estendem diálogo sobre ministério
Por Leonardo Miazzo
Os nomes do PT do Rio Grande do Sul cotados para o governo Lula
Por Alisson Matos
Racha no MDB pode levar Simone Tebet, que se reúne hoje com Lula, ao Ministério das Cidades
Por Agência O Globo