Política
Câmara aprova urgência para projeto que aumenta o salário de ministros do STF
Mais cedo, a Casa avalizou propostas que reajustam as remunerações dos servidores do Tribunal de Contas da União e da Defensoria Pública da União
A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira 21 um requerimento para tramitar em regime de urgência um projeto de lei que reajusta os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Conforme o texto, o aumento seria de 18%: dos atuais 39.293,32 reais para 46.366,19. Os deputados devem votar o projeto ainda nesta tarde.
Mais cedo, a Câmara aprovou projetos de lei que aumentam as remunerações dos servidores do Tribunal de Contas da União e da Defensoria Pública da União. As propostas serão submetidas agora ao Senado.
Na terça 20, a Casa já havia avalizado um Projeto de Decreto Legislativo que reajusta o salário dos parlamentares, do presidente e do vice-presidente da República e dos ministros de Estado. A matéria também segue para o Senado.
Conforme o substitutivo do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), o reajuste ocorrerá em quatro etapas:
- 16,37%, em 1º de janeiro, para igualar o salário atual, de 33,7 mil reais, ao vencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal, hoje em 39,3 mil;
- 6%, em 1º de abril de 2023, para 41,6 mil reais;
- 5,6%, em 1º de fevereiro de 2024, para 44 mil reais;
- e 5,3%, em 1º de fevereiro de 2025, para 46,3 mil reais.
O reajuste total, nos quatro anos, chega a 37,32%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Carla Zambelli diz ser ‘impossível’ cumprir determinação do STF sobre apreensão de arma
Por Wendal Carmo
Decisão do STF dá a Lula chance de redesenhar relação com o Congresso
Por RFI
Sérgio Cabral deixa a cadeia após decisão do STF
Por CartaCapital



