Política
Confira como votou cada deputado no 1º turno da PEC da Transição
O 2º turno ocorrerá em uma nova sessão, a partir das 10h desta quarta 21


A Câmara aprovou nesta terça-feira 20, em primeiro turno, a PEC da Transição, proposta que eleva o teto de gastos a fim de que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa pagar em 2023 o Bolsa Família de 600 reais e garantir mais 150 reais por família com criança de até 6 anos.
Foram 331 votos a favor da proposta e 168 contra. O segundo turno ocorrerá em uma nova sessão, a partir das 10h desta quarta 21. Para aprovar uma PEC são necessários, pelo menos, 308 votos na Casa, em dois turnos.
O texto avalizado pelos deputados é uma versão “desidratada” em comparação com a redação que passou pelo Senado em 7 de dezembro. Estabelece, por exemplo, que a PEC durará apenas um ano, enquanto a versão chancelada pela Casa Alta mantinha o Bolsa Família fora do teto por dois anos.
Os valores, porém, foram mantidos. A proposta autoriza a ampliação do teto em 145 bilhões de reais para viabilizar o Bolsa Família e outros programas. Determina, ainda, que o governo Lula deverá enviar ao Congresso até o fim de agosto a proposta de uma nova âncora fiscal a substituir o teto de gastos.
Confira como votou cada deputado no primeiro turno:
PEC 1 turnoApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O Fundeb, um novo compromisso de Lula e batalha do PT pelo MEC
Por André Barrocal
Diretor da PRF quer se aposentar por supostamente temer represálias no governo Lula, diz jornal
Por CartaCapital
Lula visita a Granja do Torto, ocupada por Paulo Guedes desde 2020
Por CartaCapital