CartaExpressa
Bolsonaro renova a concessão da TV Globo por 15 anos
A medida alcança também as concessões da TV Band, em Minas Gerais, e da Record TV, em São Paulo
A Secretaria-Geral da Presidência da República confirmou, na noite desta terça-feira 20, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto por meio do qual renovou a concessão, por 15 anos, da TV Globo no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Distrito Federal, em Minas Gerais e em Pernambuco.
Foram renovadas também as concessões da TV Band em Minas Gerais e da Record TV em São Paulo.
A última autorização para as emissoras ocorreu em 2008, durante o governo de tag lula (PT). Em diferentes oportunidades, Bolsonaro sugeriu que poderia rejeitar o pedido da TV Globo.
Desde que a emissora nasceu, em 1965, durante a ditadura militar, nenhum governo barrou a sua concessão.
O procedimento de renovação tem início com a análise dos documentos pelo Ministério das Comunicações. Em seguida, o presidente da República dá o seu parecer para aprovar ou reprovar o pedido, por meio de um decreto a ser enviado ao Congresso Nacional. Os deputados e senadores terão a palavra final.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro e Michelle encontram apoiadores, mas permanecem em silêncio
Por Wendal Carmo
Toffoli segue a PGR e rejeita investigar Bolsonaro por incitação à violência
Por CartaCapital
MPF abre inquérito para investigar liberação de Bolsonaro a exploração de madeira em terras indígenas
Por CartaCapital



