CartaExpressa
Haddad escolhe Anelize Almeida para chefiar a Procuradoria da Fazenda Nacional
O órgão representa a União em causas fiscais. Atualmente, ela ocupa o cargo de subprocuradora-geral da Fazenda Nacional
O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou Anelize Lenzi Ruas de Almeida como a próxima procuradora-geral da Fazenda Nacional.
Desde os anos 1990, a PGFN está subordinada à Advocacia-Geral da União e tem entre suas principais atribuições representar a União em causas fiscais, na cobrança judicial e administrativa dos créditos tributários e não-tributários e na consultoria ao âmbito do Ministério da Fazenda.
Anelize é procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Ela é mestre em Política Pública pela Universidade de Oxford e pós-graduada em Administração Pública pela FGV. Trabalhou na Subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, foi procuradora-chefe da Dívida Ativa na 1ª Região, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e diretora de Gestão da Dívida Ativa da União.
Atualmente, ocupa o cargo de subprocuradora-geral da Fazenda Nacional.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira 14, Fernando Haddad afirmou que deve anunciar até o fim desta semana todos os integrantes de sua equipe na Fazenda.
“Ainda tem uma posição que estou ponderando, mas os demais já foram convidados e estou só aguardando confirmação da data para realização do anúncio”, disse o futuro ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em entrevista, Papa Francisco diz que julgamento que levou Lula à prisão ‘começou com fake news’
Por Agência O Globo
Semana decisiva vai ‘destravar’ formação de governo Lula
Por Agência O Globo
Lula e Dilma parabenizam a Argentina pela Copa; veja outras reações
Por CartaCapital

