CartaExpressa
Haddad escolhe Anelize Almeida para chefiar a Procuradoria da Fazenda Nacional
O órgão representa a União em causas fiscais. Atualmente, ela ocupa o cargo de subprocuradora-geral da Fazenda Nacional


O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou Anelize Lenzi Ruas de Almeida como a próxima procuradora-geral da Fazenda Nacional.
Desde os anos 1990, a PGFN está subordinada à Advocacia-Geral da União e tem entre suas principais atribuições representar a União em causas fiscais, na cobrança judicial e administrativa dos créditos tributários e não-tributários e na consultoria ao âmbito do Ministério da Fazenda.
Anelize é procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Ela é mestre em Política Pública pela Universidade de Oxford e pós-graduada em Administração Pública pela FGV. Trabalhou na Subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, foi procuradora-chefe da Dívida Ativa na 1ª Região, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e diretora de Gestão da Dívida Ativa da União.
Atualmente, ocupa o cargo de subprocuradora-geral da Fazenda Nacional.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira 14, Fernando Haddad afirmou que deve anunciar até o fim desta semana todos os integrantes de sua equipe na Fazenda.
“Ainda tem uma posição que estou ponderando, mas os demais já foram convidados e estou só aguardando confirmação da data para realização do anúncio”, disse o futuro ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em entrevista, Papa Francisco diz que julgamento que levou Lula à prisão ‘começou com fake news’
Por Agência O Globo
Semana decisiva vai ‘destravar’ formação de governo Lula
Por Agência O Globo
Lula e Dilma parabenizam a Argentina pela Copa; veja outras reações
Por CartaCapital