CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

O PETRÓLEO É DO PASSADO Interessante. O Pré-sal foi descoberto durante o governo do PT, que terá novamente a incumbência de revitalizar essa empresa fantástica. O ar está mais leve, a esperança retornou. Os azedos que se lambam.Luiz dos Santos Leal (Enviado via Facebook) TERRA […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

O PETRÓLEO É DO PASSADO

Interessante. O Pré-sal foi descoberto durante o governo do PT, que terá novamente a incumbência de revitalizar essa empresa fantástica. O ar está mais leve, a esperança retornou. Os azedos que se lambam.
Luiz dos Santos Leal
(Enviado via Facebook)

TERRA ARRASADA

Impressionante o relato da ex-ministra Tereza Campello sobre o desmonte promovido pelo governo Bolsonaro na área social: “Na verdade, estão entregando o carro com o tanque vazio, a centenas de quilômetros de qualquer posto de gasolina, e com os quatro pneus furados”. Nada mais precisa ser dito para resumir a incompetência, a imbecilidade e a irresponsabilidade do ex-capitão e de seus comparsas.
Elisabeto Ribeiro Gonçalves
(Enviado via carta)

Bolsonaro é o inquilino que acaba com o imóvel antes da devolução das chaves. Era de se esperar.
Daniela Siqueira
(Enviado via Facebook)

A intenção dele é gerar o caos social. Pode ter certeza, esse esvaziamento é uma grande armadilha ao sucessor.
Dalva Melo Leão
(Enviado via Instagram)

BRINCANDO DE GUERRA

Se as Forças Armadas fossem extintas no Brasil, ninguém sentiria sua falta, pois não servem para nada, exceto para planejar golpes contra o povo brasileiro.
Orlando F. Filho
(Enviado via carta)

SEM AMPARO

Parabéns ao governo da Paraíba e ao seu Poder Legislativo, por prestarem apoio para aqueles que perderam os pais na pandemia de Covid-19.
Marcos Aurélio
(Enviado via Facebook)

MERITOCRACIA ÀS AVESSAS

Em nenhum momento a secretaria defendeu a política de vouchers na resposta (até porque ela é inexistente na rede), bem como não foi feita nenhuma pergunta sobre as ­cívico-militares do Paraná (apenas se o secretário implantaria o modelo em São Paulo). Ainda há uma informação sem fundamento de “piora do desempenho de parcela expressiva dos alunos”. Solicitamos também direito de resposta com a publicação das respostas sobre as políticas do Paraná, ignoradas pelo material publicado.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná
(Enviado via carta)

RESPOSTA DO REPÓRTER RENÉ RUSCHEL

O texto deixa claro que o secretário Renato Feder defendeu a adoção do sistema de vouchers para alunos pobres frequentarem escolas particulares no livro Carregando o Elefante, do qual é coautor. CartaCapital perguntou se ele pretendia adotar o mesmo modelo em São Paulo. Em sua resposta, a pasta não manifestou ser favorável ou contrária à iniciativa, mas enfatizou haver “boas experiências do setor privado que podem ser implementadas nas escolas públicas”. Quanto às escolas militares, a reportagem indagou se Feder pretendia adotar o mesmo modelo em São Paulo, e ficou sem resposta. Por fim, a informação sobre a queda do desempenho de parte dos alunos foi relatada por diversos professores consultados por CartaCapital.

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1239 DE CARTACAPITAL, EM 21 DE DEZEMBRO DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s