CartaExpressa
Lula deve viajar à China até março; visitas aos EUA e à Argentina também estão na agenda
Segundo o futuro chanceler, Lula participará de uma reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a ser realizada na Argentina


O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira 14 que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará à China no primeiro trimestre de 2023. O petista também deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no início de seu mandato.
Segundo Vieira, Lula participará de uma reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a ser realizada na Argentina, e terá uma reunião bilateral com o presidente Alberto Fernández.
Lula já havia sido convidado por Fernández e pelo presidente da China, Xi Jinping, para realizar as viagens antes mesmo da posse, mas não houve “tempo hábil”, de acordo com Vieira.
O futuro chanceler também confirmou que o Brasil deseja sediar a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em 2025. A oferta foi formalmente apresentada em novembro por Lula, durante participação na COP27, no Egito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Chanceler de Lula anuncia Maria Laura da Rocha como secretária-geral do Itamaraty
Por CartaCapital
Brasil retomará as relações diplomáticas com a Venezuela, confirma chanceler de Lula
Por CartaCapital
Mulheres Yanomami pedem fim do garimpo ilegal em carta a Lula
Por Camila da Silva