CartaExpressa
‘O mercado reage mal a qualquer nome do PT’, diz Nelson Barbosa
O ex-ministro minimizou reações a uma eventual nomeação de Aloizio Mercadante para comandar o BNDES


O ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, membro do governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira 12 que o mercado financeiro tem reação negativa a “qualquer nome do PT”.
Trata-se de uma referência às críticas sobre uma eventual nomeação de Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. A informação jamais foi confirmada por Lula.
“O mercado reage mal a qualquer nome do PT. O PT ganhou a eleição e eu acho que o Mercadante, assim como eu disse sobre o Haddad na semana passada, é um dos principais quadros políticos do PT e do Brasil”, declarou Barbosa a jornalistas em Brasília.
Segundo ele, “essas flutuações de mercado acontecem, mas à medida que o governo apresente seus projetos e propostas, esse ruído será eliminado”.
Mercadante já foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação e da Casa Civil, sempre sob o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.