Mundo

México consulta o novo governo peruano para dar asilo a Pedro Castillo

Obrador informou que o México considera ‘adequado esperar alguns dias’ antes de reconhecer formalmente a nova presidenta do Peru

México consulta o novo governo peruano para dar asilo a Pedro Castillo
México consulta o novo governo peruano para dar asilo a Pedro Castillo
Foto: Administracion de Justicia Peruana/AFP
Apoie Siga-nos no

O México realiza consultas com o novo governo peruano para conceder asilo político ao presidente destituído Pedro Castillo, anunciou nesta quinta-feira 8 o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard.

“Passamos a iniciar consultas com autoridades peruanas”, informou o secretário das Relações Exteriores no Twitter, ao confirmar que Castillo ratificou seu pedido de asilo por meio do advogado Víctor Pérez.

Ebrard divulgou uma carta com o pedido, no qual o advogado argumenta que Castillo é vítima de uma “perseguição infundada de caráter político” por parte da Justiça peruana. O chanceler acrescentou que o embaixador mexicano no Peru, Pablo Monroy, reuniu-se com Castillo hoje na prisão: “Ele o encontrou fisicamente bem e na companhia de seu advogado.”

A carta de Pérez denuncia que os órgãos de Justiça pretendem processar o ex-presidente “por simples declarações de vontade ou intenção que não configuram nenhum ilícito penal, criando um clima de perseguição contra todos aqueles que pensam de forma diferente do grupo oligárquico”.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse hoje que seu governo está disposto a conceder asilo a Castillo, revelando que ele já havia apresentado o pedido ontem, em um telefonema. O governante declarou que o peruano foi vítima de “um golpe brando”, do qual participaram, segundo ele, veículos de comunicação e “as elites econômica e política” do Peru.

Obrador informou que o México considera “adequado esperar alguns dias” antes de reconhecer formalmente a nova presidenta do Peru, Dina Boluarte. “Não é nosso propósito intervir em assuntos internos. Lamentamos muito, isso sim, que essas coisas aconteçam, porque o povo sofre”, acrescentou.

O presidente mexicano foi um dos maiores defensores de Castillo, denunciando que o peruano era vítima de perseguição, racismo e uma tentativa de golpe.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo