Esporte
Jogadores do Marrocos exibem bandeira da Palestina após vitória na Copa do Mundo
Homenagem ocorreu após vitória contra a Espanha que garantiu classificação para as quartas de final


Os jogadores da seleção do Marrocos exibiram uma bandeira da Palestina após a vitória contra a Espanha nos pênaltis, o que garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Após a partida desta terça-feira 6, fotógrafos registraram momentos de comemoração em que alguns atletas ergueram a bandeira, enquanto outros apareceram no entorno.
Prestes a enfrentar a seleção portuguesa, Marrocos é o quarto país africano a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo, desde 1930. As outras seleções que conquistaram o feito foram as de Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.
Os jogadores e torcedores marroquinos já haviam feito a homenagem à Palestina em partidas anteriores, como na vitória contra o Canadá por 2 a 1, na fase classificatória. Movimento semelhante ocorreu entre torcedores da Tunísia.
A Palestina está em uma disputa territorial com Israel desde 1948, quando houve a assinatura da Declaração de Independência do Estado de Israel. Desde então, o território palestino vem ficando cada vez menor.
Para assegurar o direito a demarcar o seu território, a Palestina recorre a órgãos multilaterais, como as Nações Unidas. Porém, a gestão de Donald Trump nos Estados Unidos atuou na contramão e articulou acordos bilaterais entre Israel e países do Oriente Médio e da África para, segundo especialistas, isolar a dimensão desse conflito.
Em 2020, Israel assinou um acordo histórico com o Marrocos, que reconheceu a soberania marroquina sobre o território do Saara Ocidental.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Titi Muller apresentará o Festival do Futuro, a marcar a posse de Lula
Por CartaCapital
Neymar faz seu 1º gol na Copa, mas não cumpre promessa a Bolsonaro
Por CartaCapital