Esporte

Jogadores do Marrocos exibem bandeira da Palestina após vitória na Copa do Mundo

Homenagem ocorreu após vitória contra a Espanha que garantiu classificação para as quartas de final

Jogadores do Marrocos exibem bandeira da Palestina após vitória na Copa do Mundo
Jogadores do Marrocos exibem bandeira da Palestina após vitória na Copa do Mundo
Jogadores da seleção do Marrocos exibiram bandeira da Palestina após vitória contra a Espanha. Foto: Glyn Kirk/AFP
Apoie Siga-nos no

Os jogadores da seleção do Marrocos exibiram uma bandeira da Palestina após a vitória contra a Espanha nos pênaltis, o que garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

Após a partida desta terça-feira 6, fotógrafos registraram momentos de comemoração em que alguns atletas ergueram a bandeira, enquanto outros apareceram no entorno.

Prestes a enfrentar a seleção portuguesa, Marrocos é o quarto país africano a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo, desde 1930. As outras seleções que conquistaram o feito foram as de Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.

Os jogadores e torcedores marroquinos já haviam feito a homenagem à Palestina em partidas anteriores, como na vitória contra o Canadá por 2 a 1, na fase classificatória. Movimento semelhante ocorreu entre torcedores da Tunísia.

A Palestina está em uma disputa territorial com Israel desde 1948, quando houve a assinatura da Declaração de Independência do Estado de Israel. Desde então, o território palestino vem ficando cada vez menor.

Para assegurar o direito a demarcar o seu território, a Palestina recorre a órgãos multilaterais, como as Nações Unidas. Porém, a gestão de Donald Trump nos Estados Unidos atuou na contramão e articulou acordos bilaterais entre Israel e países do Oriente Médio e da África para, segundo especialistas, isolar a dimensão desse conflito.

Em 2020, Israel assinou um acordo histórico com o Marrocos, que reconheceu a soberania marroquina sobre o território do Saara Ocidental.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo