Mundo

Teórico da conspiração Alex Jones pede falência nos EUA após condenações

Ativista da extrema-direita disseminou que massacre em escola em Connecticut seria uma encenação dirigida por opositores das armas de fogo

Teórico da conspiração Alex Jones pede falência nos EUA após condenações
Teórico da conspiração Alex Jones pede falência nos EUA após condenações
Foto por Joe Buglewicz / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Apoie Siga-nos no

O teórico da conspiração americano Alex Jones, condenado a pagar quase 1,5 bilhão de dólares após negar um massacre em uma escola, declarou-se em falência nesta sexta-feira (2), segundo documentos judiciais aos quais a AFP teve acesso.

Jones, um ativista de extrema-direita, apresentou um pedido de falência a um tribunal do Texas, depois que, em julho, já havia solicitado a falência de sua empresa Free Speech Systems.

Caso o tribunal aprove o seu pedido, seus bens serão congelados e a penhora será interrompida.

Em 2012, um jovem armado com um rifle semiautomático matou 20 crianças e seis adultos na escola primária Sandy Hook, em Newton, Connecticut (nordeste).

Na época, Alex Jones afirmou, através do site Infowars, que o massacre foi uma encenação dirigida por opositores das armas de fogo e que os pais das crianças assassinadas eram “atores”.

A teoria circulou pela internet e diversos familiares das vítimas apresentaram uma denúncia por difamação. Asseguraram que os seguidores de Alex Jones os estavam assediando.

Jones acabou reconhecendo publicamente que a chacina realmente aconteceu, mas foi condenado em dois julgamentos a pagar quase 1,5 bilhão de dólares em multas ou danos e prejuízos.

Nos documentos enviados ao tribunal do Texas, Jones afirma possuir dívidas milionárias.

O alcance exato de sua fortuna foi alvo de muita especulação e os julgamentos mostram que ele se aproveitou de sua notoriedade nos círculos conspiratórios para vender todo o tipo de produto na internet.

Atualmente, Jones está proibido de publicar no Twitter, mas continua presente no Infowars e estampando manchetes, como sua entrevista de quinta-feira com o rapper Kanye West, na qual o artista fez apologia de Adolf Hitler.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo