CartaExpressa
Moro minimiza atos golpistas de bolsonaristas e vê manifestações como ‘alerta’ a Lula
O ex-juiz, senador eleito pelo Paraná, alegou que será um ‘guardião da República’ no Congresso Nacional


O ex-juiz Sergio Moro, senador eleito pelo União Brasil no Paraná, minimizou as manifestações promovidas por bolsonaristas após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito presidencial. Os atos, de caráter golpista, defendem uma intervenção das Forças Armadas a fim de evitar a posse do petista.
Em entrevista à Deutsche Welle publicada na última sexta-feira 25, Moro avaliou que os protestos bolsonaristas “revelam uma grande insatisfação com o resultado das eleições e uma oposição à proposta do PT para o País”. Segundo ele, “essas manifestações, desde que elas não sejam violentas, sendo elas pacíficas (…), revelam essa insatisfação”.
Ele ainda afirmou que “faz parte de uma democracia as pessoas poderem protestar” e que as manifestações “deveriam ser interpretadas da forma apropriada, no sentido de alertar o novo governo de que ele requer cautela, prudência e buscar posições moderadas, já que existe uma grande oposição e insatisfação da população em relação ao resultado das eleições”.
Questionado sobre qual será a sua postura no Congresso Nacional em relação ao governo Lula, confirmou que será “oposição”, mas “não uma oposição irracional”.
“Agora, é claro que não vejo vindo desse governo [de Lula a partir de 2023] propostas na área anticorrupção. Então pretendo ser um senador vigilante. É um pouco numa linha de guardião da República, como tem que ser o Senado.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes exclui PP e Republicanos de ação e deixa o PL isolado em estratégia golpista
Por CartaCapital
Barroso rebate golpismo e diz que eleição será respeitada: ‘Não adianta apelar a quartéis e extraterrestres’
Por CartaCapital
BNDES financiou caminhões de empresa investigada por ato golpista
Por Brasil de Fato