CartaExpressa
PGR se manifesta contra a transferência imediata de Roberto Jefferson a hospital particular
A vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, avaliou um pedido encaminhado pela defesa do parlamentar, preso em Bangu 8, zona oeste do Rio


A Procuradoria Geral da República disse ao Supremo Tribunal Federal, neste sábado 19, ser contra a transferência imediata do ex-deputado Roberto Jefferson, preso em Bangu 8, na zona Oeste do Rio, para um hospital particular.
A vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, avaliou um pedido encaminhado pela defesa do parlamentar que, a partir de um laudo médico, alertam para o risco de trombose e colangite (inflamação das vias biliares).
A procuradora, no entanto, sustentou que a transferência só deve ser autorizada se o presídio não tiver estrutura para tratar o ex-deputado. Sugeriu ainda que a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio entregue com urgência um laudo médico que ‘aponte a capacidade ou não do hospital penitenciário tratar o paciente e realizar exames imprescindíveis diante do atual estado de saúde’.
O ex-deputado cumpria prisão domiciliar devido ao seu quadro de saúde, mas voltou ao presídio após proferir ofensas à ministra Cármem Lucia em suas redes sociais. O uso dos canais estava proibido a Jefferson.
No dia do cumprimento de sua prisão, o ex-parlamentar atirou contra os agentes da Polícia Federal e lançou granadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidente do PL diz que vai apresentar ao TSE estudo que prova erros nas urnas eletrônicas
Por CartaCapital
Lula: ‘Nunca vi a esquerda praticar 10% da violência que a extrema direita está fazendo no Brasil’
Por CartaCapital