CartaExpressa
Lula: ‘Nunca vi a esquerda praticar 10% da violência que a extrema direita está fazendo no Brasil’
O presidente eleito participou de uma última agenda oficial em Portugal, neste sábado, onde ficou cerca de 24 horas após participar da COP-27


O presidente eleito Lula (PT) participou, na manhã deste sábado 19, de um encontro com representantes de movimentos sociais e políticos em Portugal, a última agenda oficial do petista no país, onde permaneceu por cerca de 24 horas após participar da COP-27, no Egito.
Lula falou sobre as manifestações antidemocráticas bolsonaristas e exaltou o tom de violência dos atos que contestam o resultado das eleições.
“Tem um processo no Brasil que a gente não conhecia, que é o processo da violência da extrema direita. Eu nunca vi a esquerda praticar 10% da violência que a extrema direita está fazendo no Brasil. Nunca vi”, afirmou.
O petista acrescentou, no entanto, que manifestações pacíficas fazem parte da democracia, momento em que comentou sobre um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que manifestou ao longo de suas agendas oficiais.
“A democracia não é um pacto de silêncio em que a pessoa não pode falar. A democracia é uma sociedade em movimento”, disse. “A democracia aqui é tão grande que tem até um grupo de bolsonaristas gritando.”
O presidente eleito reforçou o pedido para que seus apoiadores não caiam nas provocações dos bolsonaristas. “Vamos derrotá-los sem usar contra eles os métodos que eles utilizaram contra nós. A gente não quer perseguição, a gente não quer violência. O que a gente quer é um país que viva em paz”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula em Lisboa: esperança nos salões, delírio nas ruas
Por Sergio Lirio
Lula: ‘As Forças Armadas têm compromisso constitucional’
Por Sergio Lirio
Governo terá responsabilidade fiscal, mas sem atender tudo o que o sistema financeiro quer, diz Lula
Por CartaCapital
Gilmar Mendes nega habeas corpus a participantes de atos antidemocráticos
Por CartaCapital