CartaExpressa
Moraes manda polícia desobstruir vias bloqueadas por atos golpistas no DF
A decisão se baseia em uma notícia sobre o deslocamento de 115 caminhões em direção à capital federal
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal adotem “todas as medidas necessárias e suficientes” para desobstruir imediatamente todas as vias públicas que, “ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido” no Distrito Federal.
A decisão de Moraes, divulgada nesta quinta-feira 10, se baseia em uma notícia sobre o deslocamento de 115 caminhões em direção a Brasília com o objetivo de reforçar os bloqueios ilegais promovidos por manifestantes bolsonaristas.
Ao mencionar a caravana rumo à capital federal, o magistrado criticou “os atos criminosos e antidemocráticos que seguiram em todo o País à proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral”.
A decisão também estabeleceu uma multa de 100 mil reais por hora em caso de descumprimento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



