CartaExpressa
Gabriel Monteiro será levado para presídio em Bangu
O ex-vereador teve a prisão preventiva decretada na segunda-feira 7 pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio


O ex-vereador Gabriel Monteiro será levado nesta quarta-feira 9 para a Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Monteiro teve a prisão preventiva decretada na segunda-feira 7 pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio. O político se entregou à polícia e, nesta terça, foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte da capital fluminense.
Também nesta terça, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou a manutenção da prisão preventiva. A decisão ocorreu durante audiência de custódia e partiu da juíza Rachel Assad Cunha.
Gabriel Monteiro responde a um novo processo por estupro, diferente dos avaliados pelo Conselho de Ética da Câmara do Rio, que determinou a cassação do mandato de vereador.
Uma jovem de 23 anos o acusa de ter cometido o crime após se conhecerem em uma boate na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ela relatou ser sido levada para a casa de um amigo de Monteiro, onde o político a teria constrangido a manter relação sexual, passando uma arma em seu rosto, empurrando-a na cama, segurando seus braços e dando tapas em seu rosto. O ex-vereador nega o crime.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Jovem que acusa Gabriel Monteiro de estupro foi contaminada pelo vírus do HPV, aponta MP
Por Wendal Carmo
Valdemar diz que Bolsonaro será presidente de honra do PL e candidato a presidente em 2026
Por Wendal Carmo
Gleisi condena atos bolsonaristas: O perdedor pode espernear, mas não chamar para um golpe
Por CartaCapital