CartaExpressa
TRE-SP retotaliza votos e confirma eleição de Paulo Teixeira (PT) no lugar de Pablo Marçal (PROS)
O registro da candidatura de Marçal havia sido rejeitado pelo tribunal no final de setembro, devido à falta de documentos


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo retotalizou nesta terça-feira 8 os votos para deputado federal e confirmou a eleição de Paulo Teixeira (PT) para a Câmara. Com isso, o bolsonarista Pablo Marçal (PROS) perde a vaga.
A retotalização aconteceu após uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral, que indeferiu a candidatura de Marçal e anulou uma sentença do TRE que aprovava o registro. Na liminar, Lewandowski afirmou que a Corte regional não levou em consideração o “substancioso parecer da Procuradoria Regional Eleitoral” contra o pedido de Marçal.
“Determino, por conseguinte, a imediata retotalização dos votos […] e a retificação da situação do candidato Pablo Henrique Costa Marçal no Sistema de Candidaturas para que nele conste ‘Indeferido com Recurso’”, escreveu.
O registro da candidatura de Marçal havia sido rejeitado pelo TRE-SP no final de setembro, devido à falta de documentos. Porém, ele conseguiu concorrer sub judice, uma situação em que sua votação (243.037 votos) não foi considerada para a definição dos eleitos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Antes de encontro com Lula, Lira se reúne com Bolsonaro em Brasília
Por CartaCapital
O motivo pelo qual Lula ainda não bateu o martelo sobre como garantir o Auxílio de R$ 600
Por Alisson Matos e Leonardo Miazzo
Vice-líder de Bolsonaro na Câmara vê ‘movimento acertado’ de Lula em relação a Lira
Por Wendal Carmo