CartaExpressa
Covid: São Paulo confirma a primeira morte por subvariante da Ômicron
A vítima era uma mulher de 72 anos com comorbidades. A BQ.1 está associada a um recente aumento de casos nos EUA e na Europa


A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou, na tarde desta terça-feira 8, a primeira morte no estado em decorrência de contaminação pela nova subvariante da Ômicron, a BQ.1.
A vítima é uma mulher de 72 anos com comorbidades. Mais cedo, a secretaria havia comunicado dois casos da subvariante na capital paulista.
Os casos foram identificados pela Fiocruz e estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.
O primeiro registro da variante no País foi confirmado em uma paciente da Amazônia. Também há confirmações no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. A variante está associada a um recente aumento de diagnósticos de Covid-19 nos Estados Unidos e na Europa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.