Política
Governo autoriza envio da Força Nacional para ajudar a PRF a desbloquear estradas em RO
Desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro para Lula, apoiadores do ex-capitão protestam e obstruem vias


O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta terça-feira 8, o envio da Força Nacional para Rondônia com o objetivo de ajudar a Polícia Rodoviária Federal a desbloquear estradas no estado.
Desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Lula (PT) no segundo turno, apoiadores do ex-capitão protestam e obstruem vias em várias localidades.
Em Rondônia, segundo a PRF, há cinco interdições, quando apenas algumas faixas ficam com o trânsito interrompido. Em todo o País, até às 8h30, havia nove interdições e quatro bloqueios.
De acordo com o texto da portaria publicada no Diário Oficial da União, o envio da Força Nacional visa “garantir a livre circulação e a segurança dos usuários das rodovias e estradas”. A autorização vale para o período de 15 dias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.