Sociedade

Pastor bolsonarista diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

O líder da Igreja Batista afirmou durante um culto que eleitores de Lula eram ‘traidores’ e que nordestinos ‘gostam de viver de migalhas’

Pastor bolsonarista diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’
Pastor bolsonarista diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’
Apoie Siga-nos no

Um pastor da Primeira Igreja Batista de Piabetá (RJ) afirmou, na última quinta-feira 3, que eleitores de Lula (PT) eram ‘inimigo de Deus’ e ‘traidores da igreja’. 

“Quem votou em Lula? Agora falei o nome do ladrão… É meu inimigo, é inimigo de Deus, não tem comunhão de Deus, são traidores, são inimigos da igreja. Que Deus tenha misericórdia de nós”, disse Luiz Antonio Vieira.

Antes das eleições, ele fazia as pregações com uma imagem de fundo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) 

Vieira também ofendeu a população da região Nordeste, onde Lula teve expressiva votação. 

“É um povo preguiçoso. Porque os que não são, vieram embora pra cá, vieram trabalhar. O nordestino é preguiçoso, gosta de viver das migalhas”, afirmou. “Não é para você sentir ódio. Não é “nordestinofobia”. Não tenho fobia de nordestino, mas a grande verdade é essa”.

Após a repercussão da cena, a instituição excluiu a publicação do culto no YouTube. Antes das eleições, ele fazia celebrações com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao fundo.

Neste domingo, ele gravou um vídeo nas redes sociais em que pede desculpas por sua fala. Na gravação, ele justifica a atitude, em razão de um diagnóstico de Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), além disso, mencionou um desgaste físico e psicológico. 

“Tenho muitos amigos nordestinos os quais respeito, amo e peço perdão. Ao contrário da minha fala, mal expressada, o Nordeste é uma região repleta de gente humilde, boa, honesta e trabalhadora. Pessoas preguiçosas estão presentes em todas as regiões do Brasil e do mundo”, disse.

O líder da igreja Batista pediu desculpas aos eleitores de Lula.

“Quando fiz referência a quem votou no PT foi tão somente preocupado e em defesa do que nós, os cristãos, não somos a favor. Temos muita preocupação com a legalização do aborto, das drogas ilícitas e da ideologia de gênero, por exemplo. Eu não sou inimigo de petistas”, concluiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo