Por que Ciro Gomes não participou da campanha de Lula?

Leonardo Miazzo, editor de CartaCapital, entrevista Carlos Lupi, presidente nacional do PDT

O presidente do PDT, Carlos Lupi, explica em entrevista a CartaCapital por que Ciro Gomes (PDT) não participou ativamente da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

No primeiro turno, Ciro recebeu 3% dos votos válidos e terminou a disputa em quarto lugar, atrás de Lula, Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB). Logo após a primeira votação, o PDT declarou apoio a Lula contra Bolsonaro, decisão seguida por Ciro em uma tímida manifestação.

Na entrevista, Lupi também afirma que a tendência é de seu partido compor a base de apoio ao governo Lula no Congresso Nacional. A bancada pedetista começará a legislatura com 17 deputados e 3 senadores.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.